17 de junho de 2015

Pizza de frango com fios fiambre e azeitonas verdes

instagram.com/sandraisimoes/

Esta semana temos companhia durante a semana. Tenho duas criaturas de palmo e meio a cirandar aqui por casa. Entretê-las e gerir o meu tempo nem sempre é fácil, tenta-se com que o aborrecimento não entre aqui e se mantenha por muito tempo. Mas sendo crianças é normal que se aborreçam facilmente. Falo de jogos, fomento que procurem coisas criativas para fazerem além do habitual tablet e computador, e custa-me porque nem sempre consigo participar. Mas pronto, vai se fazendo, elas vão conseguindo preencher o horário delas com joquinhos, música, e como o tempo melhorou, brincam lá fora no pateo do prédio, o que lhes permite maior liberdade, quero acreditar nisso. Hoje decidi fazer um agrado, algo que sabia que ia mesmo ao encontro do que estavam a precisar tamanha é a impaciência que por aqui anda. Hoje o almoço foi pizza caseira. Prefiro fazer tudo do que comprar daquelas pré-feitas (óbvio que o faço porque tenho tempo. Não sou fundamentalista nem contra as que já se encontram feitas), ou melhor, quase tudo, dado que comprei a massa já feita no continente. 

Pizza de frango com fios fiambre e azeitonas verdes

1 massa para pizzas redonda, 2 bifes pequenos de frango (temperados com sal, pimenta e sumo de meio limão), 1 copo de fios de fiambre, 1 chávena de café de azeitonas verdes descascadas, 1 copo de queijo mozzarella.

Molho: usei uma lata de tomate cortado aos pedacinhos, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 colher de sobremesa de manjericão seco, 1 colher de café de alecrim seco, 2 colheres de coentros picados, 3 colheres de sopa de vinho branco.

Começar pelo molho de tomate. Levar ao lume numa frigideira o azeite com a folha de louro, picar finamente a cebola e os dentes de alho. Verter na frigideira e deixar alourar até a cebola estar murcha. Juntar o vinho e deixar evaporar, mexendo por vezes. Depois juntar o manjericão e o alecrim seco. Se achar melhor, pode juntar 1 colher de café de açúcar equilibrando a acidez. Deixe cozinhar por algum tempo, juntando de vez em quando um pouco de água. No final junte os coentros. Reserve um pouco e depois triture tudo até ficar um molho espesso. Pré-aqueça o forno a 180º e à parte numa frigideira levar a fritar com 2 colheres de sopa de azeite os dois bifes de frango, previamente temperados. Cozinhar de ambos os lados sem deixar queimar. Retire depois a massa do frigorífico, estenda-a num tabuleiro e pique com um garfo o fundo. Deite um pouco de molho de tomate (o restante pode guardar para outra refeição ou congelar para outra altura), colocar fatias pequenas de bife de frango cozinhado anteriormente, adicionar os fios de fiambre, azeitonas e por cima colocar o queijo mozzarella. Levar a cozinhar cerca de 25 minutos, sendo que poderá ir vendo se a massa já se encontra cozida e o queijo com aquele aspecto derretido e crostado. 



Sem comentários:

Enviar um comentário